segunda-feira, 1 de junho de 2009

SANEAMENTO BASICO

Estruturação do projeto, segundo Hernandez:
1) Identificação
SANEAMENTO BÁSICO: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

Diretora: Dirce Atmann
Vice-diretor: Willians Leite

Professoras Colaboradoras:
Ângela Maria de Oliveira, Claudia Gasperin,
Graziela I. Alves, Márcia F. Barbieri,
Marilia da Silva e Naira de Barba

MULTIPLICADORES:
BENVIKELI, CARINA, CRISTIANE, LUAN, JEAN
SIMONE,THIAGO, VERIDIANE, VINICIUS

2) Justificativa: é o momento de fundamentar a aplicação do projeto e a escolha do tema, buscando esclarecer a sua importância para os alunos. É referendada na organização curricular.

Justificativa
Considerando que a água limpa é essencial para a manutenção da vida e, ao jogarmos água servida e outros resíduos diretamente num curso d’água sem prévio tratamento estaremos causando sérios prejuízos à qualidade da água, ao ambiente e à saúde. Baseados nesta realidade é que pretendemos pesquisar a problemática existente, devido a falta de saneamento básico, principalmente no que se refere ao esgoto a céu aberto que atravessa o bairro Centenário, o qual vem causando problemas à população.



3) Objetivos: determina o que se deseja com as ações desenvolvidas durante o processo.
Objetivo

A presente pesquisa visa identificar os principais problemas de saneamento básico do bairro Centenário de Farroupilha, apontando medidas práticas que possam ser adotadas pela comunidade para melhorar a qualidade de vida neste ambiente.

4) Conteúdos: especifica que conteúdos serão abordados durante o processo.
Qualidade de vida
Saneamento básico
Tratamento das águas servidas
Prevenção de doenças
Encaminhamento correto dos resíduos sólidos
Tabular dados
Elaborar gráficos

5) Detonador: ponto de partida, atividade de lançamento do projeto que busca despertar os interesses dos alunos.



Problema
Que decisões e estratégias devem ser adotadas para resolver o problema do esgoto a céu aberto no bairro Centenário?


Como surgiu a idéia do tema

O tema Saneamento Básico surgiu de um debate na turma 81, para identificar as principais necessidades do bairro. A maior preocupação dos alunos foi com o esgoto a céu aberto presente no bairro Centenário de Farroupilha. Os adolescentes questionavam a viabilidade da canalização da água do esgoto e o tratamento da mesma.


6) Culminância: produto final.
Participar do projeto acessando a webquest

Elaborar um artigo sobre Saneamento básico e apresentá-lo para a comunidade de Farroupilha.
7) Principais atividades: definição das atividades que serão desenvolvidas.

Dinâmicas de sensibilização e motivação;
Leituras e debates para explorar o tema: Saneamento Básico;

Palestras referentes ao Saneamento Básico e tratamento das águas servidas;

Visita a Empresa Tramontina, mais especificamente ao setor de Gestão Ambiental;

Visita ao bairro Centenário para conhecer a realidade do Saneamento Básico;
Os alunos de 5ª a 8ª série fizeram os desenhos sobre Saneamento Básico os quais estão nos folders;

Elaboração de folder, crachás e resumo do trabalho referente ao Saneamento Básico;

Vídeo referente à visita e a palestra com o Grupo de Gestão Ambiental da Tramontina;

Saída a campo para realizar a pesquisa de opinião;
Organização e tabulação dos dados;

Elaboração dos gráficos e tabelas;

Interpretação dos resultados;

Apresentação do projeto à comunidade educativa da E.M.E.F. Zelinda Rodolfo Pessin.
8) Recursos: Materiais selecionados para serem utilizados no decorrer do processo.
Laboratório de informática, recursos multimídia ( microfones, câmeras digitais, projetor multimídia, Tv e vídeo), folhas de desenho, material didático, livros, scanner e outros.

9) Tempo previsto

Trinta dias
10) Avaliação
A avaliação será continua através das atividades efetuadas em cada etapa do projeto.
Para finalizar uma auto-avaliação destacando os fatores significativos na aprendizagem.

11) Bibliografia

BONACELLA, Paulo Henrique. Poluição das Águas. 22ª ed. São Paulo: Moderna editora, 2003.
CAVINATTO, Vilma Maria. Saneamento Básico – fonte de saúde e bem-estar. 21ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
ROCHA, José Sales Mariano da. Educação Ambiental Técnica para os Ensinos Fundamental, Médio e Superior. 2ª ed. Rio Grande do Sul: Editora Primavera, 2000.

Um comentário:

  1. Oi,
    Formamos o Grupo Ambiente em Movimento no Estado do Paraná!
    Temos domínio de dois anos e logomarca registrada! Como surgiiu a idéia do seu nome?
    veja: http://www.ambienteemmovimento.com.br/
    *video
    *blog

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